Programa Minha Casa Minha Vida

O Projeto MINHA CASA MINHA VIDA tem como foco as familias que possuem renda de zero à três salários mínimos. O programa Minha Casa, Minha Vida teve seu lançamento dia 25 de Março de 2009, mas começou efetivamente em 13 de abril.O Governo visa construir um milhão de casas para famílias que recebem até dez salários mínimos. Sendo que com essa faixa salarial, a prestação minima é de R$50, e o valor máximo que poderá comprometer o orçamento fica em torno de 10% em um prazo de 10 anos. A Caixa não teve acesso aos cadastros no minha casa minha vida realizados pelo governo e prefeitura. Os mesmos só serão usados dois meses antes da entrega dos empreendimentos contratados pelo programa.
São 400 mil casas minha casa minha vida que beneficiaram aqueles que recebem de zero a três salários mínimos, outras 400 mil para quem tem renda de até seis salários mínimos e 200 mil casas para os que possuem uma remuneração de seis a dez salários mínimos.
Para quem tem uma faixa salarial inferior, o governo pretende contribuir até R$16 bilhões para subsidiar a construção das casas do programa “Minha Casa Minha Vida” e terá um fundo para inadimplências.


Objetivo do Minha Casa Minha Vida – Um novo programa na área de habitação do Governo Federal. O Minha Casa Minha Vida visa beneficiar diversas famílias de baixa renda do Brasil à conseguir realizar o sonho de ter a casa própria, que muitas vezes é um sonho de uma vida inteira. O projeto tem com objetivo famílias com renda até 10 salários minímos, e as inscrições começam a partir do dia 13 de abril. O cadastro no Minha Vida… para pessoas que ganham acima de três salários minímos, poderão realizar o cadastro no site da Caixa Ecônomica Federal (http://www.caixa.gov.br/) ou na ADH.

O MinhaCasaMinhaVida beneficia três faixas de rendimento, com juros diferenciados. Há pacotes para famílias que ganham: Até três salários mínimos (o cadastro deve ser feito na Cohab). De três a cinco mínimos: 5% ao ano + TR (Taxa Referencial de Juros). De cinco a seis mínimos: 6% ao ano + TR. De seis a dez mínimos: 8,16% ao ano + TR.

Desde o lançamento oficial do programa habitacional no final do mês de março, o banco Nossa Caixa, recebeu três projetos de empreendimentos imobiliários em São Paulo. Os projetos imobiliários preveem a construção de cerca de 1100 casa / apartamentos na cidade de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Os mesmo estão em fase de análise pelo banco. A Nossa Caixa prevê uma avaliação das propostas em 70 dias, e irá avaliar de acordo com as exigências do programa Minha Casa, Minha Vida.
O estudo da proposta do empreendimento incluí a verificação técnicas e viabilidade das construções, além da adequação dos preços e o acordo com à lesgilação vigente do governo. Caso os mesmo sejam aprovados pelos técnicos da Caixa, eles começaram a serem construindo a partir de julho, segundo o diretor. O banco Nossa Caixa tem uma grande linha de crédito de R$ 300 milhões do so Saldo FGTS (Fundo de Garantia) para 2009. E os projetos ditos anteriormente podem consumir cerca de R$ 100 milhões.
Um dos projetos é a construção de 300 apartamentos, pela construtora OAS, na zona oeste de São Paulo. Estas 300 moradias terão preço de R$ 85 mil a R$ 100 mil.

Participar Minha Casa Minha Vida

O interessado não pode ter qualquer imóvel quitado ou em financiamento no seu nome. Seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pode ter sido usado a partir de 10 de maio de 2005 para quitação de prestação ou financiamento. É preciso ter o nome limpo, ou seja, não fazer parte da lista de devedores no SPC, Serasa, Banco Central e outros órgãos financeiros.

O governo esta prevendo a construção de 1 milhão de casas, os estados e suas respectivas cidades que estão participando desse programa, estão em ordem alfabética abaixo: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima e Santa Catarina. Confira a lista de Cidades do Minha Casa Minha Vida de todos Estados que participam do programa.


Financiamento Minha Casa

A casa, a construção ou o apartamento podem ser pagos em até 30 anos, tendo 100% do valor financiado. A parcela mensal deve comprometer, no máximo, 20% do valor da renda da família. Na hora de assinar o contrato, é preciso escolher entre dois tipos de financiamento:

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) = o valor das prestações iniciais é maior e vai diminuindo, resultando em um saldo menor no final. Tabela Price = o valor das parcelas é o mesmo ao longo dos anos, mas o saldo devedor é maior por causa dos juros acumulados.


Documentos Minha Casa Minha Vida

A família que sonha com a casa própria poderá conseguir subsídios para o financiamento que vão de 2 mil a 23 mil reais. O valor do desconto depende do tamanho da cidade, pois em grandes centros o custo das moradias é mais elevado.

RG e CPF; Ficha de cadastro habitacional; Comprovação de que não está em nenhum cadastro de devedores; Extrato atualizado do FGTS; Prova de estado civil; Seis últimos holerites; Comprovantes de despesas (contas de água, luz, aluguel, etc); Declaração do Imposto de Renda; Comprovação de renda e cópia da Carteira de Trabalho. Autônomos e profissionais liberais devem apresentar os seis últimos extratos bancários e a última declaração do Imposto de Renda.


A Escolha do Imóvel




Escolha um casa dentro do valor máxímo previsto pelo programa, que é de 130 mil reais. Verifique com a construtora ou imobiliária se o bem faz parte do programa de habitação. Procure uma agência da Caixa Econômica Federal com as informações do imóvel para tentar o financiamento. O banco irá agendar uma entrevista e fazer a análise do seu cadastro, o que demora cerca de um mês. Na entrevista, leve os documentos exigídos. Com seu cadastro aprovado, tem início o financiamento. O banco passará as orientações conforme cada caso.


http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso

Nenhum comentário:

Postar um comentário